domingo, 18 de dezembro de 2011

Tarte de Maçã Reineta

Hoje vou colocar aqui uma receita de tarte de maçã porque foi esse o destino que dei a algumas maçãs reinetas das que a minha mãe me tinha dado.
Como já tinha assado algumas e também comido simples, não me arrisquei a que ficassem mais maduras porque não gosto da fruta muito madura e, fui estrear-me numa tarte de maçã.
Penso que não me sai mal, pelo menos, a minha filha aprovou-a mas, para mim precisava de ser um "niquinho" mais doce (gulosa sem cura) .... :-)



Ingredientes

Para a massa:
  • Eu usei massa folhada de compra. É muito mais fácil e acho que fica melhor porque não tenho que esperar aquele tempo para a massa repousar. Mas quem preferir fazer a massa, os ingredientes estão já a seguir...
  • 125 grs de farinha 
  • 75 grs de margarina
  • 50 grs de açúcar
  • 1 ovo
  • raspa de limão

Para o creme:
  • 75 grs de açúcar
  • 2,5 dl de leite
  • 30 grs de farinha
  • 1 casca de limão
  • 1 ovo
Para a cobertura:
  • 4 maçãs reinetas
  • geleia de maçã em quantidade suficiente para barrar as maçãs por cima no fim.
    Preparação 

    Massa: deite a farinha numa tigela faça um buraco ao meio e deite a margarina e o açúcar; amasse bem. Junte o ovo e a raspa do limão, amassando bem até conseguir formar uma bola. Depois deixe a massa repousar um bocado e nesse entretanto prossiga com o creme.

    Creme: ferva o leite com a casca de limão. Misture a farinha com açúcar e junte os ovos; mexa bem e junte, aos poucos, o leite fervido. Leve ao lume, mexendo sempre até ferver.

    Depois do creme feito pode voltar de novo à massa para a tender com um rolo enfarinhado assim como o superfície da bancada de cozinha onde vai trabalhar. É importante enfarinhar tanto o rolo como a bancada para a massa não se pegar a nenhum deles. Em seguida forre a forma com a massa e despeje o creme que fez ao lume. Por fim, passe para a fase da cobertura.

    Cobertura: Descasque as maçãs e retire-lhes as sementes, depois corte-as às tirinhas e disponha-as por cima do creme até o cobrir totalmente, como pode ver na fotografia abaixo.
    Em seguida leve ao forno ligado para temperatura média (+/- 180 graus) e por cerca de 30 ou 40 minutos, consoante goste da tarte mais ou menos dourada.
    Quando atingir o tom dourado que deseja, retire do forno e pincele com a geleia de maçã.



    Espero que a receita lhe tenha agradado :-)
    Uma coisa lhe garanto... o cheirinho que fica na cozinha é delicioso!
    Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...