terça-feira, 9 de agosto de 2011

Salada de Favas

Isto de se ter obras na vizinhança em período de férias é realmente muito chato e, se juntarmos a isso o estar numa segunda-feira com o tempo meio embrulhado apesar de estarmos em pleno verão, hão-de concordar que não deixa ânimo para muita coisa.

Foi assim que passei hoje o dia com a casa a abanar do martelo pneumático e um barulho ensurdecedor que tanto me punha quase a gritar para a minha filha me entender como me fazia calar abruptamente quando o martelo se calava também a meio de uma conversa :-)
Não me apetecia fazer nada mas, quando chega a hora o estômago não se compadece com os ruídos exteriores e, se não for atendido, trata de resmungar à maneira dele :-)
Face a isso fui ver se podia improvisar uma refeição simples e prática que, mesmo que sobrasse pudesse ser comida noutra ocasião, mesmo fria.
Como na arca frigorífica tinha um pacote de favas da Iglo, decidi fazer uma salada com elas.

Se quiserem experimentar, aqui vai a receita :


1 kg de favas congeladas (usei da Iglo)
1 caldo de carne
½ chouriço de carne
2 linguiças
1 pedaço de toucinho
4 dentes de alho
½ molho de coentros
Azeite e sal q.b.

Coloque um tacho ao lume com cerca de 1 litro de água, sal e o caldo de carne.
Quando começar a ferver, junte as favas.
Depois de levantar novamente fervura deixe cozer cerca de 10 minutos.
Retire do lume, escorra as favas e reserve.
No mesmo tacho, ainda quente, coloque o chouriço e as linguiças sem pele e cortadas em rodelas, juntamente com o toucinho cortado em pedaços.
Regue com um fio de azeite e deixar alourar.
Quando estiverem bem lourinhos, adicione os alhos picados juntamente com os coentros também picados grosseiramente.
Quando o alho começar a fritar, junte as favas e envolva tudo muito bem.
Acrescente mais azeite e deixe cozinhar.

Pode servir quente ou depois de frio.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...