sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Para quem acha que mealheiros de trocos não resolvem...

O meu avô, um homem que sempre viveu sem problemas financeiros costumava dizer que o dinheiro se fez , ou para gastar ou para juntar.
Ele juntou-o...
Eu... por mais que me esfarrape , vejo-me negra para o juntar mas, sou teimosaaaaa !
Se não consigo juntar notas, junto moedas e tentei incutir essa tendência na minha filha.
Para isso, dei-lhe um baldinho ainda ela era muito pequena e disse-lhe que devia tentar colocar ali todos os tostões que ganhasse.
Ela foi muito bem mandada e chamou ao baldinho dela o "Baldinho dos Desejos" :-)
Recentemente, ofereceram-me uma panela de ferro das antigas e já usada, objecto que eu já desejava ter há muito tempo.
Por ser um objecto de decoração, tive-a algum tempo perto da salamandra e , por lá ficou até que a minha filha ao olhar para ela com mais atenção se lembrou que a podia transformar na panela do arco-íris ( aquela panela que dizem existir no fim do arco-íris cheia de moedas de ouro colocadas pelos gnomos ).
Eu achei a ideia óptima, não porque tenha moedas de ouro para lá colocar mas , porque podíamos usá-la como mealheiro.
Eu sei que os mealheiros devem ser impenetráveis para não haver a tentação de retirar de lá dinheiro antes de estarem cheios mas, aqui em casa, só em caso de calamidade é que atacamos os mealheiros por isso, cada vez que tínhamos moedas de um e de dois euros, fomos colocando-as lá dentro.
Não foi nada fácil ultrapassar a cobertura do fundo mas, devagar, as moedas foram caindo lá dentro e tapando buracos.
Passaram-se meses.
A crise instalou-se no país e não só.
Todo o mundo está em crise e cada vez é mas difícil cumprir com as obrigações financeiras.
Os orçamentos domésticos encolhem a olhos vistos e hoje mesmo a luz, o gás e a água passaram para o escalão dos 23% de imposto.
Hoje também, o meu carro precisou de ir fazer uma revisão que já devia ter sido feita o ano passado e, quando a oficina de mecânica me apresentou o orçamento ia-me dando uma coisinha má :-)
627 € !!!!
Perante aquele número, só quis perceber o que estava tão mal no meu carrinho que elevava para o dobro o que eu contava ir pagar.
A lista era enorme!
Discos das duas rodas da frente. Pastilhas da frente. Substituição do líquido e sangria. Os dois braços inferiores da frente. Braço da suspensão. Alinhamento de um eixo. Um E-Intermed Gas SI
Diagostico electrónico, reposição de níveis. Óleo, filtro, focagem de farois, filtro do ar, limpeza de circuito, limpeza do sistema do ar condicionado, substituiçao dos filtros do habitáculo e mais a mão de obra.
Tudo isto dava aquele número ali encima!
Que podia fazer?
Um carro não é um brinquedo, ou se tem em condições ou não se tem.
Sem alternativa, suspirei e arrisquei a uma pequena pedinchisse.
Será que naquilo tudo não se podia dar um jeitinho ? Um ligeiro desconto?
O Sr da oficina foi impecável!
Foi lá para dentro fazer contas e veio com um último valor  a pagar : 554.45€  já com Iva incluído.
Eu sorri. Preferia que tivesse ficado pelos 500 certos mas, não se pode ter tudo!
Resultado, lá ficou o meu carro encima da plataforma e eu vim atacar o meu pote do arco-íris :-)


Agora venham-me cá dizer que não vale a pena juntar tostões!
Ai não que não vale!
Meu rico pote :-)
Vai começar do zero de novo mas, vai!
E na próxima despesa extra que tiver, se for preciso, sei onde ir recorrer :-)
Não querem considerar a ideia e fazer algo no género ?
Digo-vos que vale a pena!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...