sábado, 18 de fevereiro de 2012

Salada fria de camarões e pescada

Hoje vou colocar aqui uma receita que já não é a primeira vez que a faço porque é um aproveitamento de pescada e de camarões.

Eu batizei-a de:

 " Salada Fria de Camarões e Pescada" :-)

Estive a fazer rissóis de pescada e de camarão com a minha mãe e sobrou bastante pescada  e alguns camarões.
Como a minha filha não aprecia a pescada cozida singela e eu só gosto de camarões em rissóis, esta é uma boa forma de consumir ambos porque o gosto é atenuando com a salada de legumes e a maionese por cima.
Mesmo que não seja uma refeição de aproveitamento de sobras, quando se quer algo prático e fresco, este tipo de salada vai muito bem e dá para guardar no frigorífico desde que não se tenha adicionado a maionese para não haver o risco de a deteriorar e causar-nos alguma infecção alimentar.
Eu sempre, só adiciono a maionese no prato e na altura de ir comer.

Caso queira experimentar, aqui está o  vai precisar (dá aproximadamente para 3 pessoas ):

1- Embalagem de salada de legumes da sua preferência (eu usei a Salada de Legumes do Dia com arroz, da Iglo)
2- Postas de pescada cozidas e limpas da pele e espinhas
Camarões cozidos ( entre 100 a 200 grs )
1- Ovo cozido cortado em rodelas para enfeitar
Maionese qb. (aproximadamente uma chávena)

* Nota : Eu prefiro fazer a maionese que uso.
Se for o seu caso também, no final da receita coloco também a receita da minha maionese.

Preparação:

Coza a salada de legumes conforme instruções na embalagem.
Na taça que vai servir a salada, desfaça em pedaços as postas de pescada cozidas em água e sal e  limpas da pele e espinhas e junte a maior parte  dos camarões cozidos (reserve uns 4 ou 5 inteiros para enfeitar por cima) sem as cascas e a tripinha escura e cortados em pedaços pequenos.
Quando a salada de legumes estiver cozida, verta-a para um passador de legumes e passe-a pela água fria da torneira para a arrefecer mais depressa.
Deixe escorrer bem a água.
Em seguida, verta a salada para a taça onde já se encontram a pescada e os camarões e envolva tudo muito bem.
Finalmente, enfeite com alguns camarões e rodelas de ovo ( eu usei também alguns pedaços de alface).
Está pronto a servir com a maionese.

~~~~~~~~~~~~~~~~

A minha receita de maionese :
 Ingredientes:
1- Ovo inteiro
1- Colher de vinagre ou sumo de meio limão
2,5 dl de azeite puro ou óleo vegetal
Sal a gosto

Preparação:
No copo da varinha mágica, deite os ingredientes pela seguinte ordem:
O ovo, o sumo do limão, o sal e o óleo.
Introduza a varinha mágica até ao fundo e ligue-a e mantenha quieta até que o óleo desapareça todo da superfície da maionese.
Depois, sem a parar, levante-a devagar até que as laminas saiam fora da maionese e introduza-a rapidamente de novo uma ou duas vezes.
A maionese está pronta!
~~~~~~~~~~~~
Bom apetite !



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...