sábado, 8 de outubro de 2011

O regresso da Costura - Competência "perdida" ganha cada vez mais adeptos

Uns encaram-na como hobbie ou terapia ocupacional, outros com espírito empreendedor, seja qual for a motivação, costurar é uma actividade que está cada vez mais na moda.

 Imagem da Web

O ruído característico da máquina de costura é uma das memórias de infância comum a muitas gerações.

"Desde que me lembro, sempre gostei de fazer trabalhos manuais, pelo que não lhe sei dizer própriamente quando é que  iniciei a minha relação com a costura. Curiosamente, há pouco tempo descobri que a minha mãe não sabe coser à máquina, apesar de eu achar que tinha aprendido com ela pelo que, provavelmente, devo ter aprendido com a minha avó, ou com a costureira que todas as semans ia lá a casa", relembra Inês Nogueira.

" Sei que sempre fiz várias coisas para mim e que sempre gostei de trabalhar com tecidos mas,  com o nascimento da minha primeira filha tudo se intensificou"., conta esta desgner gráfica de 39 anos de idade que hoje em dia tem na costura a sua actividade principal.
" Tudo aconteceu de uma forma natural e gradual. Trabalhava como freelancer e o nascimento da minha filha coincidiu com a perda de um part-time. Como tinha mais tempo livre, criei um blogue ( http://cadernobranco.wordpress.com ) onde,entre outras coisas, ia mostrando o que fazia para a minha filha. Curiosamente, o retorno foi enorme. As pessoas apreciavam o meu trabalho, queriam fazer encomendas e isso, funcionou como estímulo", refere Inês Nogueira, que além das peças que comercializa no blogue, entre as quais se destacam as alcofas para bebé, continua a utilizar a costura " para fazer e refazer roupas para as minhas filhas e acessórios cá para casa, o que acaba por ser ecológico e económico, uma vez que vamos reaproveitando as coisas".

Aos 35 anos de idade, Rosa Pomar, que para além de comercializar os seus famosos bonecos de pano online ( http://retrosaria.rosapomar.com ) também ministra workshops de costura, salienta "que na cabeça das pessoas a costura ainda é encarada como uma actividade menor, que remete para um ambiente doméstico e socialmente inferior. Há alunas minhas que vieram aprender a costurar porque as mães  e avós eram costureiras e não quiseram ensinar, porque achavam que estas mereciam e tinham possibilidades de ter um emprego e uma vida melhor.
Felizmente acho que esse preconceito está a desaparecer e hoje em dia a costura já é encarada de uma forma mais descomplexada", diz a neta do pintor Júlio Pomar, salientando ter alunos de todas as idades e, das mais variadas áreas nos seus workshops, nomeadamente homens, que muitas vezes vêem este desejo de aprender a costurar, nascer quando "herdam a máquina da mãe ou da avó", uma ideia corroborada por Ana Pimpista, formadora dos workshops da Oficina de Costura Criativa ( http://costuracriativa.wordpress.com ) a funcionar na Junta de Freguesia de São José, em Lisboa, que afirma que "existem cada vez mais pessoas que aparecem por motivos económicos.
Como a roupa está cada vez mais cara, as pessoas vêem para aprender coisas mais básicas, tais como fazer bainhas ou apertar peças, mas, também redesign de vestuário e sobretudo roupa de criança, que é dos workshops com mais procura nos últimos tempos", adianta Ana Pimpista, de 22 anos de idade, que faz parte deste projecto há cerca de dois anos, juntamente com mais três formadoras.


Glossário de Costura - Alguns dos termos mais usados :

Casear - abrir casas para os botões;
Alinhavar - preparar o tecido para a costura, ajustando e dispondo em pontos largos;
Chulear - coser a ponto largo e envolvente para que a orla do tecido não se desfie;
Pespontar - coser com pesponto ou dar pesponto em ;
Passajar - pontear um rasgão ou um buraco para consertar;
Cerzir - coser sem deixar sinal da costura.

Iniciação à Costura - Utensílios essenciais :

Para se iniciar na arte da costura não necessita de fazer um grande investimento, bastando ter disponível o seguinte material, antes de dar largas à imaginação e começar a confecionar, a personalizar ou a alterar a sua própria roupa e acessórios :

- Máquina de costura
- Linhas
- Agulhas
- Alfinetes
- Fita-métrica
- Dedal
- Tesoura
- Ppael para fazer os moldes
- Tecidos
Fonte: Dica da Semana
~~~~~~~~~~~~

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...