sexta-feira, 1 de julho de 2011

Espectacular erupção submarina filmada- A mais profunda até agora.

Pesquisadores testemunharm uma espetacular explosão de fogo do vulcão debaixo de água, e capturaram-na em vídeo. 
 
Acredita-se que seja a erupção vulcânica mais profundo do oceano, já registrada. 
 
As explosões subaquáticas no oceano Pacífico, em Maio deste ano foram registrados usando um veículo que funciona controlado remotamente. 
 
Sob o som dos motores do veículo, gravados por um hidrofone, pode ouvir-se os sons abafados das explosões, ainda audíveis a 4.000 pés de profundidade no oceano.
 
Uma equipe da expedição, que incluiu pesquisadores da Universidade de Washington e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, realizou as observações numa área do Pacífico delimitada pelas ilhas de Samoa, Tonga e Fiji. 
A erupção foi a sudeste de Samoa. 
 
Um dos cientistas chamou à explosão um 4 de Julho submarino. 
 
Imagens mostram grandes bolhas de lava brilhante e vermelha, derretida com cerca de três metros de diâmetro a espalhar-se pelo fundo do mar.
Este vulcão eleva-se a mais de uma milha do chão do oceano.
A sua área eruptiva tem o comprimento de um campo de futebol e produz lava Boninite que, se acredita estar entre as mais quentes de todas as erupções na Terra nos tempos modernos. 
 
Os investigadores acreditam que eles têm uma oportunidade única para estudar a formação do magma e de como a Terra recicla material onde as placas tectônicas deslizam umas contra as outras. 
 
Um microbiologista da equipe encontrou diversos micróbios nas condições extremas, e observaram uma pequena espécie de camarão prosperando.
Ele acredita ser a mesma espécie de camarão encontrado noutras zonas eruptivas a mais de 3.000 quilômetros de distância. 
 
Os cientistas da missão acreditam que 80 por cento da atividade eruptiva na Terra ocorre no oceano, e é também lá que existem mais vulcões.
Mas até esta descoberta da NOAA e da National Science Foundation que tinha tinha patrocinado esta pesquisa por vulcões submarinos durante 25 anos, nunca tinham conseguido observar uma erupção do oceano profundo como esta, que agora ficou gravada para todos nós a podermos ver.


Veja o vídeo :
video
 

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...