O comportamento da sociedade surpreende, diariamente.
Nós, quarentões, cinqüentões, sessentões (e acima) vimos a geração Hippie, Paz e Amor, Psicodélicos e outros iniciarem mudanças comportamentais a partir do pós 2ª Guerra, e, especialmente dos anos60 em diante.
Essas mudanças vieram evoluindo e estão fortemente intensificadas hoje, com reflexos imprevisíveis para o amanhã imediato.
Se pensarmos que todas começaram a partir de movimentos jovens é fácil deduzir que as modificações no comportamento da sociedade vêm sendo deflagradas sempre pelos jovens, nas mais diversas regiões do planeta e, que, a crescente velocidade das comunicações contribui dramaticamente para a disseminação de novos hábitos e condutas efêmeras em todo o mundo.
Muitos dos jovens de ontem (que hoje são pais e mães) formaram suas condutas acompanhando a evolução desse cenário de alta velocidade de mudanças comportamentais.
Os jovens vieram perdendo o interesse por defender idéias uma vez que quando se “interrompe a navegação”, para pensar um pouco, corre-se o risco de ficar para trás e “desatualizar-se”, o que acaba tendo por conseqüência uma postura média de aparente desinteresse, alienação, ou, omissão diante dos problemas sociais, como se esses problemas não pudessem afetar a cada um individualmente.
Por que será que Movimentos Estudantis não têm mais a força de antes?
Por que será que é tão difícil organizar uma “Ala Jovem” dentro de qualquer partido?
Por que será que o idioma é tão mal tratado pela média da população e não raro até por homens e mulheres que ocupam altos cargos tanto na iniciativa privada quanto no serviço público?
Por que será que grande parte do eleitorado vota no “mais simpático” ou, no que “o amigo mandou”, ou, no que estava “no santinho que recolhi da calçada”?
A sociedade talvez não esteja a aperceber-se a evolução deste processo.
Mas, os capitães da política estão bem a par deste cenário e, vêem-no manipulando muito eficazmente, tanto que desde há muito já perceberam que “o Povo esquece facilmente”, inclusive os crimes políticos cometidos.
Para reflectirem assistam ao vídeo legendado mostrado abaixo.
'We All Want to Be Young' é o resultado de diversos estudos realizados pela BOX1824 nos últimos 5 anos.
A BOX1824 é uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo.
Este filme possui licença aberta pelo Creative Commons.
Roteiro e direção: Lena Maciel, Lucas Liedke e Rony Rodrigues.
Agradecimento:
Zeppelin Filmes
We All Want to Be Young (leg) from box1824 on Vimeo.
0 comentários:
Enviar um comentário