A Estação Espacial Internacional (ISS) é um centro de pesquisa desenvolvido internacionalmente, que está a ser montada em órbita baixa da Terra. A sua construção começou em 1998 e preve-se que fique concluida até 2011. O seu funcionamento deverá manter-se pelo menos até 2015 ou 2020 provavelmente.
Com uma massa maior que a de qualquer estação espacial anterior, a ISS pode ser vista da Terra a olho nu, e, a partir de 2010, é o maior satélite artificial a orbitar a Terra.
A ISS serve como um laboratório de pesquisa que tem um ambiente de microgravidade, no qual as tripulações realizam experiências em biologia, biologia humana, física, astronomia e meteorologia.
A estação possui um ambiente exclusivo para o teste dos sistemas de espaçonaves que serão necessários para missões à Lua e a Marte.
aA ISS é operado pela tripulação da Expedição, e tem sido permanentemente assistida desde Novembro de 2000 com uma presença ininterrupta de humanos no espaço durante os últimos nove anos.
A ISS é uma síntese de vários projectos da estação espacial que inclui a Freedon americana, o soviético / russo Mir-2, o europeu Columbus e o japonês Kibo.
Os constrangimentos orçamentais levaram à fusão desses projetos num único programa multi-nacional.
O projeto da ISS começou em 1994 com o programa Shuttle-Mir, e o primeiro módulo da estação, Zarya, foi lançado em 1998 pela Rússia.
Assembly continua como módulos pressurizados, treliças externas e outros componentes são lançados pela nave espacial norte-americana e os foguetes russos Proton e Soyuz.
Em Novembro de 2009, a estação era composta por 11 módulos pressurizados e uma ampla estrutura de treliça integrado (ITS). A alimentação é fornecida por 16 painéis solares montados na armação externa, além de quatro matrizes menores nos módulos russos.
A estação é mantida numa órbita entre os 278 km (173 milhas ) e 460 km (286 milhas) de altitude, e viaja a uma velocidade média de 27.724 quilômetros por a hora (17,227 mph), totalizando 15,7 órbitas por dia.
Como um projeto conjunto entre as cinco agências espaciais dos participantes, as secções da estação são controlados por centros de controle de missão no terreno operado pela American National Aeronautics and Space Administration (NASA), a Agência Espacial Federal Russa (RKA), a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), da Agência Espacial Canadense (CSA) e da Agência Espacial Europeia (ESA).
A posse e o uso da estação espacial é estabelecida em acordos intergovernamentais e acordos que permitem que a Federação Russa para reter a propriedade plena de seus próprios módulos, com o restante da estação repartido entre os outros parceiros internacionais.
O custo da estação, foi estimado pela ESA de € 100 bilhões ao longo de 30 anos e, embora as estimativas variam de 35 bilhões de dólares para 160 bilhões de dólares, a ISS é considerada o objeto mais caro já construído. O financiamento, a investigação e as capacidades técnicas de concepção do programa ISS tem sido criticados por causa do seu alto custo.
A estação é servida pela nave Soyuz, nave Progress, naves espaciais, o Veículo Automatizado de Transferência e do H-II Transfer Vehicle, e foi visitada por astronautas e cosmonautas de 15 nações diferentes.
Assista aqui a um filme de apresentação da ISS.
Não é legendado mas as imagens valem por mil palavras :-)
Em caso de dificuldade para assistir ao filme , use o link : http://www.youtube.com/watch?v=H8rHarp1GEE&feature=topvideos
0 comentários:
Enviar um comentário