A NASA revelou hoje que dois asteróides estão a aproximar-se da Terra e deverão passar próximo do nosso planeta a uma distância semelhante à que se encontra a Lua.
O telescópio Catalina Sky Survey, localizado nas montanhas de Santa Catalina, no Arizona, e operado conjuntamente pelas Universidades do Arizona e Nacional Australiana com o patrocínio da NASA, descobriu os asteróides no domingo.
Os dados captados pelo telescópio já foram analisados num centro especializado para determinar as órbitas preliminares e cálculo da distância a que se encontravam os dois asteróides.
Os cientistas concluíram que os dois objetos deverão passar junto à Terra esta quarta-feira a uma distância semelhante à da Lua e muito próxima dos 300.000 quilómetros.
A NASA indicou também que dada a sua proximidade, os asteróides poderão ser vistos com recurso a telescópios simples de tamanho moderado.
Os cientistas calcularam ainda que o asteróide 2010 RX30 terá entre 9 e 19 metros e passará a uma distância de 247.838 quilómetros da terra às 09:51 GMT.
Já o segundo objeto, denominado RF12 2010, terá entre 6 e 14 metros e passará aproximadamente a 78.000 quilómetros da Terra às 21:12 GMT.
0 comentários:
Enviar um comentário